O que procura?

Ginástica para o Cérebro - Fascínio da música




Além do fascínio que a música exerce sobre as pessoas, sabe se que ela tem o prodígio de interferir com mecanismos cerebrais, estimulando determinados circuitos da massa cinzenta, funcionando como uma terapia.

Um grupo de cientistas finlandeses da área da neurologia descobriu recentemente que a música estimula o sistema nervoso, ativando várias regiões do cérebro na mesma proporção , nas pessoas em que essas zonas se encontram danificadas por um derrame, acelera o processo de recuperação. Por outro lado, ajuda a prevenir a depressão, tão freqüente nestes pacientes.

No tratamento pós-cirúrgico, um artigo editado no jornal “Critical Care Medicine” refere existir uma resposta fisiológica efetiva à música por parte de enfermos intervencionados cirurgicamente. 

Mozart revelou possuir maior efeito sedativo do que os remédios! Verificou-se uma diminuição da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, a par de uma menor necessidade de recorrer a analgésicos e de uma descida dos níveis de algumas hormonais relacionadas com o stress.
Ouvir música é saudável para toda a mente... Alivia tensões, ajuda a refletir, transporta-nos para cenários prazerosos, cura-nos.